domingo, 14 de outubro de 2012

DETECÇÃO DE METAIS - MOEDA DO IMPÉRIO ACHADA NA ESTRADA REAL - CAMINHO VELHO

 13/10/2012
SERRA DA MANTIQUEIRA

Chuva, neblina e frio, muito frio! Detectar Metais com o solo encharcado torna tudo mais difícil e sujo (rsrssr). Difícil, pois o detector não consegue dar a localização exata do alvo , um objeto pequeno sinaliza  como se fosse enorme e o barro que gruda nele, dificulta sua visualização.

                                  Neste local os achados são apenas um "brinde", pois a natureza lindíssima, já  faz tudo valer a pena


                                               


Os primeiros achados do dia




O mesmo projétil ja limpo


Um achado muito especial : uma moeda grande e  bem antiga. Seria impossível  descrever  a emoção deste momento , só quem gosta de detecção de metais pode entender. O mais interessante  é que quando encontrei esta moeda já estava indo embora e o detector já estava até deligado. Do nada resolvi ligá- lo e em poucos instantes ele sinalizou forte, mas como fazia muito frio e chovia muito, quase desisti de cavar, mas mesmo assim continuei, e ela apareceu vinda de  uns vinte e poucos centímetros de profundidade.

O lugar do achado se chamava Caminho Velho depois passou a se chamar  Estrada Real, antes era uma trilha indígena, depois pertenceu a Coroa Portuguesa e foi por 200 anos única passagem para Minas Gerais. Portanto acho que esta moeda tem um grande valor histórico principalmente por ter sido encontrada neste local.

Devido ao seu estado, tive o cuidado de limpá - la o minimo possível, apenas água e uma escovinha de dentes bem de leve, para não danificá - la ainda mais.
Nesta foto feita agora de noite, está imperceptível, mas há um número 40 neste furo

Nesta foto abaixo nota- se claramente  a coroa e alguns detalhes do do Brasão Imperial

  
Uma outra moeda do mesmo tipo e sua história:

40 Réis Imperial, cunhado em 1824 na Casa da Moeda do Rio de Janeiro - cidade capital da corte de Dom Pedro I. A moeda já ostenta os símbolos nacionais do novo regime "Império do Brasil"
Anverso: valor de 80 Réis carimbado no centro com novo valor de 40 Réis, circundado por tulipas e pela inscrição: Petrus I D G Const Impet Perp Bras Def
Reverso: brasão de armas do império ladeado por ramo de café e de fumo e encimado pela inscrição In Hoc Signo Vinces

FOTO E INFORMAÇÕES:MOEDASDOIMPÉRIO.BLOGSPOT.COM.BR



RESULTADO FINAL

VÍDEO DA CAÇADA 
(assista em 360p)
                           

13 comentários:

  1. linda moeda! se for cobre não use água, coloque no azeite, deixe uns dias e vai passando escova de dente com o tempo, se o verde começar a atacar ela coloca em gasolina pra matar
    vc viu a que achei?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos achados, e a região é muito mágica, creio que com persistência muita coisa boa vai sair ainda destes locais. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu tem 8 moedas de cobre de 40 Reis 1824.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, mantenha contato moedasdeminas@hotmail.com SérgioGiraldi\numismata.

    ResponderExcluir
  5. Em portugal, não é permitido descubrir história, só alguns tem esse previlegio...

    ResponderExcluir
  6. Poxa eu tenho uma moeda dessa do meu avô o que eu faço pra melhorar a gravura?

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho duas moedas dessas. Quanto vale? meu e mail para contato. diogorivelo@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  8. tenho uma dessa gastaria de saber quanto vale gostaria de vender id 116*14077

    ResponderExcluir
  9. Cobre nçao se limpa, esses cobres do império e da colonia absorvem umidade e criam microporos de oxidação, mas visto que foram encontradas enterrradas não vejo problema em limpar

    ResponderExcluir
  10. Se estiver nesse estado vale 5 reais, se estiver FC vale até 50 (exeto anos e letras monetárias raras)

    ResponderExcluir
  11. Giovanne, em se tratando de detecção de metais o valor está na emoção da descoberta, e na história do achado. A maioria dos numismatas estão mais para vendedores de sucatas do que para colecionadores, visto que dão mais enfase ao estado do metal do que ao valor histórico da moeda.
    De qualquer forma, obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  12. Oi possuo uma moeda igual a essa achei em muito bom estado se interessar mando foto meu email é joceane09@gmail.com, a minha moeda parece estar em perfeita conservação apenas a data em baixo do brasão esta um pouco apagada só da pra ver 11 a espessura esta bem grossa essas que eu vi a foto parece ser bem fininha desgastada.

    ResponderExcluir
  13. Há esqueci de comentar a minha moeda foi achada no Rio Grande do Sul em uma cidade do interior a menos de um metro de profundidade

    ResponderExcluir